domingo, 1 de novembro de 2009

Visita Pastoral em Retaxo

As palavras...


O Sr. Bispo – D.Antonino Dias – esteve pela primeira vez entre nós! O dia agendado para a visita foi o dia 30 de Outubro. A manhã foi dedicada à visita à Escola Básica de Retaxo, onde foi recebido pelos mais novos com muita alegria! Os doentes que se encontram em suas casas tiveram também um momento de Graça com a visita do Sr. Bispo, que os ouvi com todo o carinho e deixou junto de cada um, palavras de ânimo e força, para encararem o sofrimento, como um caminho onde Deus os acompanha a cada momento. Não houve no entanto tempo para visitar todos, facto que muito entristeceu o Sr. Bispo.

Por impossibilidade do nosso Pároco – Cónego Amândio Tomé – que se encontra doente, D.Antonino foi acompanhado pelas Ministras Extraordinárias da Comunhão – Maria Amélia e Leda – e Ilídio Bicho do Conselho Económico. De tarde a visita às Instituições e Associações de Retaxo foram também momentos muito importantes desta Visita Pastoral e igualmente vividos com muita alegria por parte de quem acolheu o Sr. Bispo.

No final da tarde a Eucaristia presidida pelo Sr.Bispo, juntou a comunidade para louvar e dar Graças a Deus por este momento! Seguiu-se o encontro com os responsáveis da paróquia e movimentos. Um momento de conversa descontraída em que D. Antonino focou aspectos muito importantes da vida em Igreja e interpelou a todos a fazer sempre mais e melhor para o bem da comunidade e da Igreja!

A noite prosseguiu com a Celebração penitencial, presidida pelo Sr.Cónego António Assunção a que se juntaram outros sacerdotes. Momento forte de reflexão, de intimidade com Deus, e onde todos tiveram oportunidade de se reconciliar com Deus, através do Sacramento da Confissão.

Domingo teve lugar pelas 10 horas da manhã, na Capela de Nª Srª da Guia, a Celebração do Sacramento da Confirmação, que foi ministrado a três jovens de Retaxo, que terminaram o ano passado 0 10º Ano de Catequese, acompanhados pela catequista Elsa Sequeira. Uma cerimónia muito vivida, participada e preparada com muito carinho! Em Dia de Todos os Santos, D. Antonino interpelou a todos para que busquem a santidade, e para que cada um tenha a preocupação de zelar pela santificação dos irmãos. Aos jovens crismandos apelou a que se integrassem na Igreja e dessem o seu contributo à comunidade! E com a Eucaristia da Confirmação foi encerrada a Visita Pastoral. D.Antonino agradeceu a todos, pelo carinho com que foi recebido, e a todos que colaboram na Igreja, não esquecendo as entidades e associações que ajudam a melhorar a qualidade de vida em Retaxo!

D.Antonino partiu, mas deixou a sua mensagem, e juntamente com ela ficou o testemunho de um homem simples, humilde e cheio de alegria, um homem que deixa transparecer em cada gesto, em cada palavra o grande Amor de Deus! Obrigado, D.Antonino!

As fotos da Eucaristia da Confirmação...

A Procissão ...


A Filarmónica Retaxense, preparada para dar as Boas Vindas ao Sr. Bispo!

Paramos para escutar...

O início da Eucaristia...

1ª Leitura... pela Inês

2ª Leitura...pelo Pedro

Aleluia... pela voz inconfundível da Joana

A Joana acendendo a sua Vela do Baptismo no Círio..

.
Também a Inês...




E o Pedro...

Momento da Crismação da Inês...

...da Joana..
.
E do Pedro...

Oração Universal...


E...o Ofertório Solene:

A entrega da Bíblia Peregrina...

  • Pão

PÃO

Este pão é fruto da terra onde o trigo foi semeado, cresceu e amadureceu. Este pão é também fruto do trabalho dos homens. E hoje nesta Eucaristia se irá transformar no Teu Corpo. Bendito sejais, Senhor, por este pão. Com ele nós vos apresentamos o nosso trabalho. Aceitai-o Senhor.

  • Estas uvas são fruto das videiras que foram cultivadas, podadas, vindimadas, e que depois dão origem ao vinho. O vinho é também fruto do trabalho dos homens que, na alegria, preparam essa bebida. E hoje nesta Eucaristia se irá transformar no Teu Sangue. Bendito sejais, Senhor, por estas uvas. Com elas nós vos apresentamos as nossas alegrias. Aceitai-as Senhor.

Nós vos apresentamos, Senhor, a oração que tu nos deixaste. Desde o primeiro ano de catequese que aprendemos o quanto gostas de nós, por isso Te quisemos seguir, e hoje estamos aqui. Aceitai-a, Senhor.

Nós vos apresentamos, Senhor, esta vela do Baptismo. Simboliza o nosso desejo de receber o Espírito Santo que nos é dado como Advogado eMestre. Animados por ele, vivamos sempre segundo o Evangelho. Aceitai-a Senhor.


Nós vos apresentamos, Senhor, estas sandálias. Simbolizam a caminhada que hoje iniciamos...Queremos que os nossos pés se encaminhem rumo aos Teus projectos. Queremos que murmures ao nosso ouvido os Teus desejos. E quando sentires que ficamos surdos, não te esqueças de gritar bem alto...até que o nosso ser estremeça! Aceitai-as, Senhor.

Nós vos apresentamos, Senhor, este copo com água. Simboliza o nosso desejo de buscar Jesus Cristo, sempre que sintamos sede de felicidade, sede de Deus. Aceitai-o, Senhor.


Nós vos apresentamos, Senhor, esta pomba, símbolo do Espírito Santo. Que o mesmo Espírito nos fortaleça com a abundância dos seus dons, nos consagre com a Sua unção espiritual e nos faça imagem perfeita de Jesus Cristo. Aceita-a, Senhor.




Acção de Graças

É MARAVILHOSO SENHOR

É maravilhoso, Senhor, ter olhos luminosos quando tantos não vêem a luz,

Ter ouvidos perfeito, quando tantos não ouvem,

Ter uma língua que fala e canta quando tantos não podem falar,

mas mais maravilhoso ainda é ter um Deus para crer, quando há tantos que vivem na descrença.

Senhor, por tudo que me deste, principalmente pelo Dom da Fé. Hoje e todos os dias de minha vida quero assumir o compromisso da minha fé, quero renovar a minha opção por TI, quero recomeçar uma vida nova contigo, quero voltar as costas ao egoísmo, e mostrar o meu amor para contigo, pelo amor para com o meu próximo.

Ajuda-me, Senhor, a viver rectamente a minha fé, a ser um outro Cristo: Caminho, pelo meu testemunho. Verdade, pela minha palavra. Vida, pela minha doação.

Sr. Bispo com os jovens Crismados - Inês, Joana e Pedro!

1 comentário:

Unknown disse...

Deve ter sido certamente uma cerimonia bonita e cheio do Espirito Santo.