domingo, 24 de maio de 2009

Festa do Envio


“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura..."


Em Domingo da Ascenção, o meu grupo de jovens do 10º Ano, realizou a Festa do Envio.


Como Cristo enviou os seus Apóstolos a irem por todo o mundo a anunciar a Boa Nova, assim nos envia a nós, hoje. Somos enviados para o mundo, a fim de o transformarmos a partir de dentro, como fermento que leveda a massa, tendo como referência o projecto de Deus.

Somos enviados para continuar o esforço de tantos cristãos do passado que se empenharam pelo crescimento do Reino de Cristo no mundo. Somos enviados para o quotidiano, pois é aí que nos santificamos. É aí que Deus espera por nós… Deus encontra-se onde alguém espera por nós para lhe anunciarmos a Boa Nova.


Esta Festa representa o fim de uma caminhada de dez anos de catequese, quatro dos quais comigo. Foi também um compromisso deles em continuar esse caminho...Por isso logo na entrada evocamos o nosso Baptismo, representado por alguns símbolos:





A Vela do Baptismo - Senhor, esta foi a vela que o meu pai acendeu no Círio, no dia do meu Baptismo. Símbolo da Luz de Cristo que havia de me iluminar ao longo da minha vida. E, assim foi!
Hoje sou um jovem, e consciente de que o caminho só faz sentido unido a Cristo, aqui estou para continua-lo.



Catecismos - 1º e 10º Anos - Este foi o meu 1º catecismo, eu era uma criança e foi adorável Ter descoberto Jesus!
Este é o catecismo do 10º Ano... foi um caminho que fiz, em que aprendi a amar Jesus e os irmãos. Agradeço a todas as catequistas e ao Sr. Padre que me acompanharam...



Sapatinhos do Baptismo - Foi com estes sapatinhos (do dia do meu Baptismo) que entrei para a Tua Família...Nesse dia, ainda não sabia andar, mas Tu já em amavas! Hoje estou aqui, pois Contigo quero continuar o caminho!



Bíblia - Esta é a Tua Palavra Senhor, que nos ajuda e nos dá sempre novo ânimo para caminhar. E Hoje quero agradecer-Te a Graça que me concedeste de acompanhar estes jovens.

O Ofertório...


Nas noites de desânimo e medo, quando ficamos sozinhos, sem encontrar caminho, pedimos o Dom da Sabedoria. Ilumina os nossos passos.
Vem Espírito de Luz.

Nos dias de luta e cansaço, nas dúvidas e incertezas, quando nos falta o sossego, pedimos o Dom do Entendimento. Acalma os nossos temores e afasta as nossas guerras.
Vem Espírito de Paz.

Quando chegam os momentos de tristeza, e perdemos ilusões e esperanças, quando chora o coração ferido, pedimos o Dom do Conselho. Estende para nós a tua mão amiga.
Vem, Espírito de Alegria.

No sofrimento dos pobres, e na injustiça que oprime, quando os humildes nos chamam, pedimos o Dom da Fortaleza Aumenta a nossa coragem.
Vem, Espírito de Fortaleza.

Para seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, a sentir a sua amizade que nos vivifica, pedimos o Dom da Piedade. Dá-nos sede do Infinito.
Vem, Espírito de Vida.



Para podermos testemunhar, alegres, nas palavras e na vida, que existe um Deus que nos ama, pedimos o Dom do Temor de Deus. Ensina-nos a ser irmãos.
Vem, Espírito de Amor.


Como Tu, Maria...que acolheste o Plano de Deus, e te puseste a caminho, para o cumprir. Dá-nos a Tua Força e o teu apoio de Mãe!
Acolhe-nos Maria, caminha connosco



Para nunca desanimarmos na vida, e oferecermos sempre aos irmãos trabalho, amor e serviço, pedimos o Dom da Ciência. Dá-nos um coração generoso.
Vem, Espírito de Juventude.





O Envio...



Ao longo desta caminhada de catequese, em que a Palavra de Deus e os valores humanos e cristãos, vos foram transmitidos, como: o amor ao próximo; a caridade e a disponibilidade para o serviço aos outros. Muitas pessoas estiveram comprometidas, dando o seu melhor, gastando o seu tempo com todo o carinho. Agora é a vossa vez de seres pedras vivas da Igreja do Senhor!


Por isso, vou-vos entregar uma pequenina pedra, tirada das muitas areias da praia do mar, que é a imagem da promessa a Abraão, do povo da aliança. Mas esta pedra das areias da praia do mar, lembra também o chamamento do Apóstolo Pedro, junto ao mar da Galileia, e a conversão do Apóstolo Paulo no caminho de Damasco.

- Celebrante - Tu és (N)… , pedra viva da Igreja do Senhor.
Eu te envio, como apóstolo de todas as gentes!


Jovem - E eu parto, com alegria, para anunciar Jesus Cristo, com a Palavra e a minha própria vida.
Celebrante: Agora que já sabeis o que Cristo vos diz:

· Ide e dai coragem e confiança a todos aqueles que na vida hesitam.
· Ide e anunciai que Jesus Cristo é o Caminho certo.
· Ide e anunciai que Jesus está com cada um sempre e em todo o momento.
· Ide e lançai pontes para unir e reconciliar.
· Ide em Paz e o Senhor vos acompanhe.


4 comentários:

Marlene disse...

Obrigada pela partilha...
No próximo ´domingo os meus meninos tb vão celebrar a festa do Envio... Se não te importas, vou-me inspirar no teu texto do envio para preparar o deles... gostei:)

Anónimo disse...

Ola Boa noite! Gostei muito. Os meus catequizandos tambem vão celebrar festa do Envio. São só Seis. Vou-me aproveitar deste teu guião, se não te importas. Obrigado e abraço

Ricardo J.M.A.

Elsa Sequeira disse...

Marlene e Ricardo!!

Fico contente por de algum modo vos poder ajudar! Obrigado eu!

se precisarem de algo mais, contactem-me - nyny.sek@gmail.com -

bjtsss

Anónimo disse...

ola, vou-me tambem inspirar nesta maravilha de texto que escreveste. os meus meninos da catequesefazem esta tao importnte festa no prox sabado...obrigada, esta mesmo maravilhoso!parabens!!