quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Darfur...Há um ano atrás e hoje...



"Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) renovou o seu apelo ao Governo sudanês para a tomada de medidas concretas urgentes para julgar os autores de violações dos direitos humanos em Darfur, província do oeste do Sudão atormentada por uma guerra civil.


Num comunicado publicado no termo da sua 151ª reunião em Addis Abeba terça-feira, o CPS exprimiu "a sua profunda preocupação face à continuação das violências na região, em particular os ataques contra a população civil, os trabalhadores humanitários e a força de manutenção da paz da UNAMID".


O CPS felicitou-se, no entanto, pela disposição do Governo sudanês de implicar os advogados designados pela UA e pela Liga Árabe no processamento judicial com vista a dar-lhe a credibilidade necessária


"O Conselho reafirma a sua condenação dos actos de violência em Darfur e das violações dos direitos humanos e insiste, uma vez mais, na necessidade de julgar os seus autores", indica o comunicado. (...)


O Conselho "convidou ainda a comunidade internacional a dar o apoio necessário, particularmente logístico, para permitir à UNAMID realizar a missão que lhe foi confiada de maneira mais eficaz", sublinha o comunicado.


Reafirmou igualmente o seu apoio ao medianeiro-chefe da ONU em Darfur, Djibril Yipéné Bassolé, e convidou as partes sudanesas a cooperar plenamente com ele para facilitar a retomada mais cedo possível do diálogo político e a conclusão dum acordo de paz global.


O Conselho rejeitou uma solução militar para o conflito de Darfur, por conseguinte, todas as partes sudanesas devem colaborar e cooperar plenamente com a UA e a ONU para alcançar um acordo de paz global, baseado no Acordo de Abuja e que resolve todas as questões pendentes."

Fonte - AKI

**

Há um ano atrás...
era assim... - AKI
Apesar das promessas...a situação
continua igual...
Há um ano atrás,
era o amor através de uma carta,
que ainda hoje pode ser escrita - AKI


Hoje continua a ser O AMOR
nos passos que damos,
nas pequeninas gotas,
que juntamos, e
que chegam ao Darfur!


Podem ler uma carta
de agradecimento do Pe. Feliz AKI

2 comentários:

Delfim Peixoto disse...

Bem lembrado
Aparece no meu cantinho

Ana Pallito disse...

Parabéns querida, muito fazes.