sábado, 8 de janeiro de 2011

Cáritas de Portalegre-Castelo Branco surpreendida com iniciativa empresarial



Portalegre, 08 Jan (Ecclesia) – O presidente da Cáritas de Portalegre-Castelo Branco foi surpreendido com a iniciativa de uma empresa que sorteou um vale de 100 euros em compras pelas pessoas que contribuíssem com um euro para aquela instituição.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Elicídio Bilé reconhece que foi apanhado “de surpresa” pela ideia da Best Fit, loja de artigos desportivos que abriu há cerca de um ano em Portalegre.

O responsável qualifica de “muito interessante” o projecto que rendeu 551 euros à Cáritas, especialmente “num meio pequeno, onde o comércio tradicional está a passar uma crise muito grande”, com empresas a encerrarem em “catadupa” e a actividade a “diminuir todos os dias”.

“O que ressalto na Best Fit é o facto de eles tomarem a iniciativa por si próprios”, depois de “confrontados com a actividade e com as preocupações da Cáritas”, salienta Elicídio Bilé.

“Não é vulgar que, livremente, as manifestações de solidariedade, partindo de um sector de actividade que também é fortemente afectado pela crise (…) se expressem desta forma”, escreveu o responsável no site da Cáritas de Portalegre-Castelo Branco ao referir-se à campanha, que não exigia qualquer aquisição de produtos da loja.

“Fica demonstrado – acrescentava Elicídio Bilé – que a crise, sendo grave, não esmaga os sentimentos mais nobres e os valores que devem pautar uma sociedade mais justa e fraterna.”

O sorteio da campanha, denominada "Ser Pobre não é Vergonha, Vergonha é a nossa Indiferença", realizou-se a 29 de Dezembro, na presença do presidente da Cáritas diocesana.

A instituição de apoio social da Igreja Católica elogiou a ideia através de carta enviada à Associação Comercial de Portalegre, tendo desafiado os responsáveis desta entidade a alargarem a iniciativa aos restantes membros, convite que já mereceu resposta positiva.

Elicídio Bilé revelou também o balanço da operação “10 milhões de estrelas - Um Gesto pela Paz”, organizada pela Cáritas Portuguesa com o objectivo de promover a solidariedade e a concórdia.

Na diocese de Portalegre-Castelo Branco venderam-se menos duas mil velas e cem fotóforos relativamente a 2009, uma diminuição na ordem dos 15%.

A campanha foi também marcada pela distribuição de brinquedos e chocolates às crianças, além da realização de actividades lúdicas como dança, música e animação.

Ainda no quadro da iniciativa “10 milhões de estrelas”, foram oferecidos a 19 de Dezembro 80 cabazes de Natal às famílias que todos os meses são apoiadas com géneros alimentares.

No final do dia realizou-se uma marcha pela paz, manifestação pública que reuniu menos participantes do que em anos anteriores, em parte devido às condições atmosféricas adversas.

RM
Fonte - Aki

Sem comentários: