segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Menino que queria tocar as estrelas!



Era uma vez, um menino, como tantos meninos, que ia à escola, num tempo em que o frio se ia anunciando, as árvores despidas, os agasalhos iam saindo à rua, e o sol ia embora mais cedo, o Natal aproximava-se, e as conversas do recreio giravam em volta dos ansiados presentes...

João era um menino pobre, saberia que os seus pais nunca lhe poderiam dar um computador, uma play station, um telemóvel, nem mesmo uma bicicleta nova, mas nem por isso João era um menino triste, ele espalhava alegria onde passava, dedicado na escola, amigo de todos, era um modelo de menino!

Todos os anos na escola perto do Natal, lá chegava o dia da composição sobre o Natal, João adorava esse dia, tal como os outros que iam escrever sobre todos os presentes que iriam receber... e João escrevia todos os anos nas suas composições que queria algo...tocar as estrelas, esse era o seu desejo de Natal, ano após ano, a professora Maria que já sabia, este ano, resolveu perguntar ao João o que era tocar as estrelas... a turma ficou em silêncio, à espera, com os olhos brilhantes, e o João sorriu, num sorriso que parecia abraçar os colegas, foi Ter com a professora Maria que lhe afagou o cabelo, pedindo-lhe que começasse...e o João continuava a sorrir...e foi dizendo:

- Eu sou o vosso amigo João, aquele que vocês bem conhecem, não tenho roupa de marca, não tenho telemóvel, nem computador, nem play station, mas sou feliz, sou muito feliz porque quero tocar as estrelas...
Tocar as estrelas é ir mais além, é sermos grandes num sítio que não se vê, é sentirmo-nos imensamente felizes e agradecidos com o que temos, porque mesmo que nos pareça pouco...não é...é muito, porque há crianças que nunca viram a luz do dia, são cegas...outras não podem correr e jogar à bola, vivem em cadeiras de rodas, outras não podem ouvir...e muitas outras não têm o que comer, e vivem na guerra, outras ainda não podem ouvir dos seus pais a palavra - filho - nem sentir nos seus corações esse amor...eu tenho tudo isso...por isso, pouco a pouco eu vou tocando as estrelas e se eu tocar outros podem querer tocar também... É sempre esse o meu desejo de Natal, tocar as estrelas...

João terminou...mas o timbre da sua voz continuava a ecoar nos corações dos colegas e da professora Maria, ninguém conseguia quebrar o silêncio e os olhos de todos iam-se enchendo de lágrimas... teria que ser o João a fazer isso:

- Não vos disse...mas todos vós também podereis tocar as estrelas, quereis?

Nesse momento todos rodearam o João, abraçaram-no e quase a uma só voz disseram...
- Gostamos tanto de ti!

Chegaram as férias do Natal e todos partiram para mais um Natal...no regresso, em mais uma manhã fria de inverno a escola começou...e nesse dia todos os colegas do João traziam um saco...que estranho ia pensando o João...eu nada trouxe...será que era para trazer algo? Já na sala de aula todos os colegas depositaram o seu saco junto ao quadro, e ocuparam o seu lugar...O João estava cada vez mais intrigado...até que a professora Maria disse:

- João, os teus colegas também querem tocar as estrelas, aqui está o gesto deles neste Natal...todos estes presentes são para ti.

João ficou sem jeito, não esperava que o fizessem...e desta vez era dele que se abeiravam as lágrimas...mas mesmo com os olhos em lágrimas avançou, olhou para os sacos, eram tantos! E no meio das lágrimas, João sorria, com o seu sorriso de menino feliz, enquanto ia dizendo:

- Vocês são o máximo...não tenho palavras para agradecer o vosso gesto, fico muito feliz porque este Natal os meus amigos também tocaram as estrelas e vamos toca-las ainda mais, querem saber como?

Os colegas abanaram com a cabeça afirmativamente, agora que tinham começado também a tocar as estrelas, claro que queriam continuar.
Então o João passou a explicar o seu plano...

- Imagino que tenham aqui coisinhas fantásticas que quiseram dividir comigo, e eu agradeço-vos de todo o meu coração, mas, eu não preciso delas...

Neste momento os colegas franziram o sobrolho e alguns até pensaram...”ainda por cima é mal agradecido...” e o João continuou...

- Eu disse-vos que íamos tocar um pouco mais as estrelas e vamos fazer isso juntos, vai ser magnifico, vamos procurar crianças carenciadas a quem vamos oferecer todos estes presentes e elas que não sorriram no Natal, vão sorrir agora...porque o Natal é como o tocar as estrelas...é todos os dias!

Uma forte salva de palmas inundou aquela sala e todos sorriram e se abraçaram!

A Professora Maria ficou imensamente feliz e de imediato juntou um cheque que seria mais um presente e toda a escola se quis envolver, professores, funcionários, alunos...nos dias que se seguiram os presentes iam sendo depositados numa sala que pouco a pouco foi ficando repleta, o coração do João transbordava de alegria e todos à sua volta se sentiam imensamente felizes! No presépio da escola, o Menino Jesus sorria para estes corações!

Na casa do João não havia muitas coisas, mas havia uma família que lhe ensinou o verdadeiro sentido da vida...da união, do partilhar, do amor, e o João soube tão bem transmitir tudo isso aos seus colegas, e foi assim que neste Natal através de um coração, muitas crianças iriam sorrir e outras tantas sentiram a felicidade de tocar as estrelas!

Elsa Sequeira

**

Este foi o meu conto de Natal para crianças,

"...Projecto CrioNatal 2008, através do qual pretende criar um livro de Contos de Natal, em formato digital, que irá permitir a todos os pais serem autores de uma história de Natal que, em termos práticos, irá ajudar as crianças da Casa do Gil. ..."
( Notícia que pode ser conferida - AKI -)
Não sei se o meu conto vai ser seleccionado, mas isso pouco importa, o que realmente importa é que as crianças da Casa do Gil irão beneficiar de ajuda através de umas simples palavras...não custa nada!


1 comentário:

Unknown disse...

esta lindissimo...e toca ca bem no fundo......oxaa seja seleccionado.