domingo, 7 de setembro de 2008

Darfur: dezenas de mortos em combates

CARTUM, 7 Set 2008 (AFP) - Os rebeldes do Exército de Libertação do Sudão (SLA) afirmaram neste domingo que combates com o exército sudanês deixaram dezenas de mortos na província de Darfur.
Os enfrentamentos continuam na região de Jebel Marra, no norte de Darfur, onde soldados do governo apoiados por quatro helicópteros e dois aviões lançaram um ataque sábado, segundo a rebelião.
"Eles estão atacando nossas posições no momento em que estou falando com vocês", disse Salah Bob, um comandante da facção da SLA dirigida pelo opositor Abdel Wahid Mohammed Nour que vive no exílio em Paris.
"São soldados do governo e nos respondemos", disse de Kejadam, no leste de Jebel Marra.
Os rebeldes afirmaram que os soldados e as milícias aliadas de Cartum lançaram ataques em torno das cidades de Disa, Birmaza e Tawila.

"Vimos 63 corpos, todos da SLA ou do exército do governo", disse Ibrahim al-Hillo, comandante da mesma organização rebelde, falando de Darfur.
"Mais de 20 civis foram mortos, mas os pais que tentam falar com suas famílias não conseguem, e pode haver mais mortos", declarou, acrescentando que a presença das forças do governo na região impedia os rebeldes de verificar.
O Exército não deu declaração oficial, mas um porta-voz citado pela imprensa sudanesa afirmou que não há operação em curso.
Segundo um porta-voz da missão da ONU e da União africana (Minuad) disse que não tem informação sobre uma nova ofensiva militar.

str-cjo/lm

Fonte AKI

2 comentários:

O Micróbio II disse...

Perturbante...

Anónimo disse...

ojalá se arregle ese problema de violencia e injusticia que dura ya tanto

beijo