sábado, 14 de junho de 2008

Dia Mundial do Dador de Sangue!

14 de Junho - Dia Mundial do Dador de Sangue -

"Designado oficialmente como um evento anual pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005, o Dia celebra e agradece aos dadores de sangue voluntários o seu dom de sangue, tendo-se tornado um ponto focal importante para acção em prol da segurança e disponibilidade de sangue em todo o mundo.Todos os anos, as actividades do Dia Mundial do Dador de Sangue aumentam em número e criatividade e agora fornecem um enfoque para campanhas e programas a longo prazo de sensibilização do público."

As dúvidas comuns...
1 - Nunca ninguém me pediu para dar sangue;
2 - O meu sangue não deve prestar, porque já tive várias doenças;
3 - Francamente, tenho medo de dar sangue;
4 - Ainda não tenho idade para dar sangue;
5 - Já dei sangue este ano;
6 - Receio sentir-me enfraquecido se der sangue;
7 - Já há muita gente que dá sangue;
8 - Não sabia como ou onde dar sangue;
9 - Se eu precisar de sangue, recorro a um serviço privado e pago todas as despesas.
Mas...
"O facto de doarmos sangue não necessita de um pedido formal, basta lembrarmo-nos que existem crianças e adultos, para já não falar nos idosos, que necessitam de sangue e dos seus componentes. Acho que é fundamental, lembrarmo-nos que um dia poderemos ser nós a precisar de ajuda como aquela que estamos a prestar.
Qualquer pessoa, saudável, entre os 18 e os 65 anos pode doar sangue sem qualquer problema, além do mais a dádiva do sangue pode ser efectuada de três em três meses, nos homens, e de quatro em quatro meses, nas mulheres.
Para doarmos sangue, basta dirigirmo-nos ao Instituto Português do Sangue; aos Centro Regionais do Sangue de Lisboa, Porto ou Coimbra, ou podemos dirigirmo-nos ao hospital mais próximo."
**
Por cá o Dia Mundial do Dador de Sangue
comemorado na Praça da Canção, Coimbra:
A Juventude e a Doação de Sangue“.
Programa AKI

3 comentários:

Anónimo disse...

Nas forças Armadas e de Segurança em Portugal os militares após algumas dádivas de sangue, são louvados pelos comandantes e têm direito a licenças de mérito..
Esses louvores acabam por ter influência na ascenção na carreira.
Assim, não sei se dão sangue por amor ao próximo ou por interesse pessoal. Ficam as dúvidas.

Mas eu, em cuja alma se reflectem
As forças todas do universo,
Em cuja reflexão emotiva e sacudida
Minuto a minuto, emoção a emoção,
Coisas antagónicas e absurdas se sucedem –
Eu o foco inútil de todas as realidades,
Eu o fantasma nascido de todas as sensações,
Eu o abstracto, eu o projectado no écran,
Eu a mulher legítima e triste do Conjunto,
Eu sofro ser eu através disto tudo como ter sede sem ser de água.


Álvaro de Campos

Unknown disse...

Ainda bem que existem pessoas que querem doar sangue, eu infelizmente gostaria de o fazer mas não posso.

Fico muitoooo grata a quem num dos piores momento da minha vida, me deu o seu sangue porque hoje não estaria aqui.
Nunca soube quem o fez,mas de todos as maneiras aqui fica o meu obrigado a este anónimo e a tantos (não os suficientes), como este.

Beijocas

Paulo disse...

Eu sou dador regular já há alguns anos, independentemente de tudo o que se diga. Acredito, não sendo o meu caso, que quem dá sangue "nas forças Armadas e de Segurança em Portugal", como o anónimo diz, 99% deve ser por amor ao próximo e não apenas por interesse pessoal.