sábado, 20 de outubro de 2007

Dia Mundial das Missões






TODOS somos chamados á Missão,

Todos deveremos tentar mudar o mundo

Ainda que o mundo seja muito longe

Seja muito grande

Porque as pequenas coisas

Transformam-se em coisas grandes

É importante começar

Mudar o nosso mundo
Aquele mundo que se encerra em nós

Aquele mundo

Que ninguém vê e todos sentem

Aquele mundo

Tão pequenino

O nosso CORAÇÃO!

E é ele e só ele que nos deixará partir

Partir de nós...

Para fazermos coisas pequeninas

Mas muitas coisas pequeninas
Talvez façam um dia coisas grandes!

________________________

Mas há os que fazem Coisas Grandes, MUITO GRANDES, aqueles que partem de si, partem da sua vida, das suas famílias, do seu conforto e vão pelo mundo, e do mundo fazem a sua casa, e dos sorrisos do outros a sua felicidade, e das suas saudades, dos seus medos...não há história... São os nossos Missionários!


Guerreiros da Bondade, Semeadores do Amor e da Paz de Jesus!

Perto deles, sinto-me uma formiguinha,

e fico imensamente feliz com essa sensação!

E dou Graças a Deus por eles terem cruzado o meu caminho!

Aqui deixo o testemunho de dois AMIGOS MISSIONÁRIOS!

(Foto by J.Vieira)


"...estou a cumprir um sonho que já tinha 20 anos, e os 39 meses que passei na Etiópia foram dos tempos mais lindos que vivi. Claro que pasei por dificuldades e tive problemas. (...) Mas a experiência de fraternidade á volta de Jesus que estou a fazer vale esses incovenientes e muito mais. Depois vivendo uma vida simples e com o essencial reencontrei a poesia de viver. (...) A vida que vivemos em África, pelo menos a vida que eu vivo no sul da Etiópia, é muito mais saudável e natural que na Europa. Temos o essencial! Só nos faz falta o que temos e isso chega! Reencontrei a beleza de uma noite de luar ou o céu cor de chumbo salpicado de estrelas, a importância de ser senhor do tempo e de poder estar com as pessoas sem me preocupar com as horas, de viver ao sabor da vida sem ter que andar a correr atrás dos ponteiros do relógio. O Evangelho que anuncíamos é também boa nova para nós, e de uma maneira especial, Deus faz-se muito próximo através das pessoas e do contacto com a natureza. Peaprende-se a prestar atenção aos pequenos detalhes que dão sabor á vida: um pássaro a voar, uma abelha a colher o néctar de uma órquidea selvagem, uma flor minúscula a espreitar por entre a pujança da erva verde... (...) Para mim a vida só faz sentido se for vivida com e para os outros (...) para encher a vida de sentido e de esperança, é preciso dá-la, pô-la ao serviço da fraternidade e da comunhão. (...)O missionário é um andarilho, um cigano do Evangelho, a viver sempre na provisoriedade, meio desenraizado e que frequentemente tem que cortar com laços, afectos e lugares. POr outro lado, vive de uma forma muito especial a ternura e carinho de Deus ao incarnar através da vida e das várias actividades em que se desdobraa missão, o amor d eDeus pelo seu povo. Ser intermediário do amor é fantástico! (...)

José da Silva Vieira -In Dias Felizes

O Zé, já não está na Etiópia...está neste momento no Sul do Sudão, em Juba,
podem visita-lo AQUI



"Entre muitas dimensões da vida missionária, há dois aspectos que são espantosos:


1. a missão é abrir-se á novidade, aos outros, ao diferente; é expores-te, abandonares-te de uma certa maneira à vontade dos outros; é deixares que os outros façam parte integrante da tua vida e tu da deles.


2. na missão tu não te impões, não te explicas, não te anuncias, não falas, não contas o que tu és, sabes, tens,... na missão a razão de tudo é Jesus Cristo e o anuncio da sua palavra, morte e ressurreição. é JC que é o centro de tudo, e não tu.


estas duas dimensões são para mim hoje o que de melhor tem a missão. Pelo menos é isso que me move. É um despojamento total, mas só aí a missão tem sentido e poderá dar frutos."


Leonel Claro

O Leonel está por cá agora, mas já esteve dez anos no Chade, podem visita-lo AQUI

*
Depois os nossos Missionários fazem acontecer coisas como esta:


Excerto de uma carta:
"...A escola básica, está a funcionar com 294 alunos – cristãos, muçulmanos e animistas, do 1º ao 5º ano. Os quatro professores (ajudados pelos dois catequistas) foram escolhidos com base no seu empenho de serviço voluntário e suas qualificações de estudos da escola secundária. O projecto escolar, engloba o ensino, a refeição (sandes) e limpeza diária. Não recebem salário oficial mas sim um incentivo. A escola funciona “não só por fora mas também por dentro” – como me dizia o Khamis, aluno do 4º ano que, deixou o seu agradecimento de uma forma impressionante: “Muitos de nós temos experiência da escola debaixo de uma árvore e a escrever com o dedo na areia, mas desta vez vai ser diferente, graças à Igreja e aos missionários”, – disse."

Feliz da Costa Martins
Nyala, Darfur


A Carta pode ser lida na integra AQUI

O Mundo fica diferente pintado com estes corações maravilhosos
E no ar sente-se o perfume destas almas!









14 comentários:

Rita Sousa disse...

olá... este tema toca-me especialmente pois eu conheço de perto um pouco da vida dos missionários. Neste post é mencionado o meu tio e eu tenho muito orgulho nisso, pois ele como todos os missionários merecem uma homenagem sentida como esta. As saudades que sinto por ele apertam cada vez mais, é uma dor que aperta o coração mas que por outro lado me enche de orgulho e felicidade. Eu sei que o meu tio está feliz, pois está a ajudar os outros. Eu sinto-me muito orgulhosa dele e admiro-o muito. E do fundo do meu coração eu amo-o muito e estou ansiosa por o voltar a abraçar...

Elsa Sequeira disse...

Ritinha!

Como me tocaste em tudo o que escreveste...pois ó teu Tio Zé, é alguém muito especial, entendo as suadades que tens dele, porque eu também tenho, e o importante é que ele esteja feliz, e está...ele estaria feliz em quaquer sítio...o Zé, é das pessoas que adorariamos ter sempre perto! Mas assim é a vida...
beijinhos libda e muita força para ti, eu estou (sempre) aki!!!

Ni disse...

Do meu pequenino mundo surge uma enorme admiração e o primeiro passo de qualquer missão: a oração!
Um dia, levarei o meu mundo para outros mais longe dos que agora conheço... e serei feliz... serei mais eu convosco, com Ele.

Bjinhos

Sandra Dantas disse...

Linda,
que lindo este post!
"Ser intermediário do amor é fantástico!" É a isto que todos nós somos chamados, sejamos verdadeiros missionários Sempre!
Também tu és uma missionária, por isso, hoje é também o teu dia!!!

Mil beijinhos, Gigantone!!!!

Elsa Sequeira disse...

Ò Sandrinha!!!

Eu?? sou só uma formiguinha...
tu é que és ó GIGANTONEEEEEEE!
beijinhos!!!!!

Felipe Fanuel disse...

Querida Elsa,

Obrigado por, nesta manhã, aquecer a chama para a vocação missionária que há em meu coração.

Beijos.

Maria João disse...

Um post de missão de uma missionária. Pois é! O trabalho que tu fazes neste blog e na tua vida...

Continua! O padre Leonel tem toda a razão!!! :)

beijos em Cristo

Anónimo disse...

Passo para desejar uma boa semana .

"...Imagino a bruma à tua frente
Branca que se estende sedosa..."

Um terno beijo .

Unknown disse...

admiro muito tds os k conseguem ir...ir e levar um pouco d Cristo aos k nao o conhecem..conheço alguns..sao pessoas magnificas, com uma luz intensa :):)
é um sonho k tb acalento....falta me a coragem :)

Serenidade disse...

Que todos nós cumpramos a nossa missão:)

Serenos sorrisos

Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes disse...

Há Grandes Missionários espalhados pelo mundo. Também em portugal. O meu coração diz-me que algures...em Castelo Branco há um deles. Verdade.
Um beijo.
Jbp

A Flor disse...

Estas vidas emanam o perfume de Jesus Cristo! É isso que eu sinto em relação aos Missionários. São Cristãos na verdadeira assunção da palavra.... não só acreditam e seguem Cristo, como VIVEM COMO E PARA CRISTO. Que a benção e protecção do nosso Pai celestial esteja sobre cada Missionário espalhado pelos quatro cantos do Mundo... Missionário Cristão, independentemente da igreja a que pertence!


Meu amor, sentimo-nos como formiguinhas, junto de verdadeiros gigantes da fé.....

Sabes, logo pela manhã, ao ler este teu belíssimo post emocionei-me e pensei....... Meu Deus, perdoa-me, pois nada faço por e para Cristo.... tanto à a fazer, tanto que posso fazer....

Referes também que Missionário é o que sai de sua casa, de junto dos seus.... mas Missionário é o que leva as Boas Novas do Evangelho, é o que dá a conhecer Jesus e mostra o Seu amor... e por isso, também podemos e devemos ser missionários junto da nossa própria família, dos nossos vizinhos, dos coleguinhas dos nossos filhos, enfim!!... podemos ser missionários em todo o sítio e em todo o lugar... até aqui, na blogoesfera! E tu és, minha amada amiga Elsa, uma MISSIONÁRIA BLOGUISTA!

Amo TU do fundo do meu coração e agradeço a Deus a oportunidade que me deu por ter conhecido alguém maravilhoso como tu e de te ter colocado na minha vida. :)

OBRIGADO Elsa por seres assim! Uma verdadeira representante de Jesus na Terra, alguém que fala do Senhor com tanto amor, que se "entrega" por ele ao seu semelhante.... TU ÉS ESPECIAL AMIGA!

:) Deixo-te o sorriso do meu coração e o abraço da minha alma.

Um dia feliz para ti e para todos os amigos que te visitam neste teu belo e solidário cantinho.

(Como vai o Jornal? quero saber noticias, dignissima directora!! ehehehe)

Tua Flor com amor e carinho

david santos disse...

Não haja medo. O caso da Cláudia pode ser ganho por nós: blogueiros portugueses.
Mandem Mails sem tolerância no português a esta gente:
geral@embaixadadobrasil.pt
Abraços.

Lusófona disse...

Que Post maravilhoso!!! Ser missionário não é fácil, mas a recompensa está em cada sorriso, em cada coração confortado, em cada despertar para o bem.

Beijinhos com o carinho da minha amizade =0)