segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Inovação!


"Prevenir para não ter que remediar ... Dois psicólogos e um sociólogo vão estar disponíveis para ouvir, aconselhar e encaminhar jovens, entre as 22 e as 5 da madrugada, em espaços nocturnos de Castelo Branco

A partir do próximo dia 20 quem costuma frequentar os bares e discotecas que a noite albicastrense oferece, poderá deparar-se com mais três funcionários que por estes locais vão circular para oferecer o seu serviço. "Seremos uma equipa de educadores da noite", foi deste modo que Rute Felgueiras, a psicóloga clínica que vai coordenar este recente projecto desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Amato Lusitano (ADAL), que vai trabalhar de mãos dadas com o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), denominou esta equipa que vai ser composta por mais um psicólogo e um sociólogo.

Geração +, Contigo na Noite, é como se chama o projecto que vai operar durante o dia, nas instalações ADAL e durante a noite a equipa vai deslocar-se numa carrinha, pelos principais circuitos da noite albicastrense, para contactar directamente com os jovens, todas as quintas, sextas-feiras e sábados, a partir já da quinta-feira da semana que vem, dia 20, entre as 22 e as 5 horas da madrugada.

"Tentar incutir estilos de vida saudáveis nos jovens que costumam frequentar a noite e que estão expostos a muitos perigos, como o caso das drogas, ou do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, é o nosso propósito", explicou Arnaldo Brás, presidente daquela Associação.

Assim, quem procurar estes técnicos da Associação, quer durante o dia, quer na carrinha Geração +, de noite, vai ter à sua disposição uma equipa de técnicos que se disponibiliza a ouvir os problemas dos jovens, quer no que respeita ao consumo de álcool e/ou de drogas, questões relacionadas com o risco de doenças, sejam elas de cariz sexual ou outro tipo de situações.

Mas esta equipa não está apenas, tecnicamente preparada para ouvir. Isto porque, apresentar informação, bem como realizar testes de alcoolémia ou de gravidez e até do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana – SIDA), são também serviços que oferecem.

Segundo explicou Arnaldo Brás, "estes técnicos vão poder encaminhar os jovens, consoante o caso particular de cada jovem, para consultas de planeamento familiar, vão trabalhar também com o Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce do VIH de Castelo Branco, podendo realizar testes e dar acon-selhamento, bem como dar também informação sobre os efeitos, a curto e longo prazo, do consumo abusivo de substâncias psicoactivas".


Confidencialidade garantida de noite e de dia
Para aqueles menos noctívagos mas que queiram usufruir deste serviço, para além da carrinha, que só funciona no período da noite, têm outra opção. Durante o dia, todos os dias da semana poderão contactar estes técnicos, sem sair de casa. A Linha Geração + é o contacto telefónico para onde os jovens podem ligar através da qual, caso necessário, podem solicitar o aconselhamento de um psicólogo. Outro dos meios de contacto é também a Internet, no qual será criado como que um verdadeiro consultório on-line. Em qualquer um destes casos, bem como à noite, a confidencialidade é garantida. "

Retirado D' AKI

**
Projecto bastante interessante,
e ao que parece inovador em Castelo Branco,
parabéns á Geração + !!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Fica aqui também o meu grande e sonoro "Parabéns!" a projectos deste tipo: em prol da vida!

antonio disse...

Que o projecto funcione! Gostaria de saber sobre a sua receptividade junto dos jovens.

MIMO-TE disse...

Idéia fantástica, espero que dê bons frutos. Vai dar certamente.
Sempre em acção, boa!

Beijocas c/mimos

Sol da meia noite disse...

Trabalho digno de louvor!
Que as metas sejam alcançadas!

Muitos beijinhos!!!

joaquim disse...

Tudo quanto seja para ajudar os jovens é sempree bem vindo!

Abraço em Cristo