sábado, 16 de junho de 2007

Corações...de pedra?


Ele jovem, vinte e poucos anos, sorriso de orelha a orelha, eu estava a tomar um café com uns amigos, ele vem e coloca as suas mãos sobre os meus olhos, para eu adivinhar quem era...há tanto tempo que não me faziam isso... e eu ia dizendo...”humm que mãos tão suaves, e que perfume...” ia deitando nomes ao ar...mas não adivinhei...quando me virei, tive uma surpresa daquelas! Há tanto tempo que não nos víamos, beijitos e abraços de saudades, convidei-o a sentar-se, apresentei-o aos meus amigos, duas amigas e um amigo, gente simples como eu, não se conheciam mas de repente as conversas tornaram-se tão envolventes que pareciam que todos se conheciam há imenso tempo, até que alguém lhe perguntou... - E namorada? - ele fez uma cara tão esquisita, que eu assustei-me... depois, riu, com aquele riso que põe todos a rir...e disse - Namorada? Nunca namorei, hoje em dia não se namora, vocês não estão bons... fez-se silêncio, olhamos uns para os outros, e depois todos para ele, não era preciso palavras...ele já sabia o que queríamos...uma explicação... e então começou a dizer que namorar já não se usava, as pessoas andavam, por um dia, por uma noite, por um encontro, e no dia seguinte viria nova amiga, nova experiência, mas tudo sempre sem qualquer compromisso, frisou...não que nós não soubéssemos disso, mas aquela mesa ficou gelada, porque o João até era muito querido, mas depois de um relato daqueles na primeira pessoa, eu sei que ficaram a olhar para ele de diferente modo, não pelo que ele relatava...mas muito mais pela falta de sentimento que colocava em cada palavra...ninguém conseguia falar, nem o próprio João... o silêncio começou a perturbar, até que eu arrisquei... - Tem cuidado ...não magoes ninguém, e respeita as pessoas... - é isso que faço, não penses que se estivesse aqui uma amiga minha no meu lugar ela falava diferente de mim, não! Diria exactamente o que eu disse...é assim que se vive hoje em dia...

A harmonia tinha sido quebrada, as verdades do jovem tinham sido ditas, todos os presentes poderíamos Ter dito tanta coisa ao João, mesmo que ele continuasse a dizer que o mundo agora é diferente, mas estava tudo sem vontade, e de repente tínhamos imensa coisa para fazer, despedimo-nos...eu segredei ao João - Depois falamos... -

Mas este episódio, que não é novidade nenhuma, deixou-me a pensar em tanta coisa...e se fosse uma amiga, em vez de um amigo a fazer este relato? Faz diferença ou não? E o amor? Por onde anda ele? Os corações agora são feitos de outro “material”? As famílias daqui a quarenta anos não vão existir? Serão assim como os animais em vias de extinção?
Fico a pensar nestas perguntas...

21 comentários:

Ver para crer disse...

E eu fiquei a pensar também no que escreves.
Afinal se o amor é isto, vá para o diabo tal amor.

Elsa Sequeira disse...

Ver para crer!
Dou-te as boas vidas ao nosso cantinho!
Ès bem vindo!
Volta sempre!

:)

Alexandre disse...

É certo que muita coisa mudou nos últimos anos mas a necessidade que umas pessoas têm das outras, os sentimentos, os olhos nos olhos, as almas nas almas... isso não mudou nem mudará nunca! As pessoas hoje em dia arranjam é desculpas para serem «modernas», descomprometidas, superiores a «coisas mundanas», e um dia acabam sozinhas, encharcadas em comprimidos ou outras drogas e depois dizem que o amor não existe...

Um beijinho!!! Fizeste bem em trazer este relato. Tenho alguns semelhantes também... Beijinhos!!! Muitos!!!

Escorpiana Explosiva disse...

olha confesso q não gostei muito da atitude desse seu amigo,mas hoje em dia as pessoas ou melhor algumas perderam totalmente o sentimento uma pela outra.

as pessoas não dam + valor ao seu corpo e mente q pena a vida é tão curta deveriamos saber valorizar uns aos outros + frenquente.

belo texto.

Felipe Fanuel disse...

Oi Elsinha,

Vim agradecer-te pelas palavrinhas lindas no meu blog. Como sempre, és um amor!

Olha, eu me preocupo muito com pessoas como teu amigo. São pessoas que precisam de um outro tipo de atenção não encontrada nos modos culturais tradicionais.

Aquele nobre valor chamado amor talvez esteja sendo vivido de outras maneiras por muitas pessoas. A experiência pessoal ocupa o mais importante espaço, quando a gente sabe que amor é mais alteridade que idividualidade. Não significa que não há amor em seu coração se o sujeito prefere não se comprometer com ninguém.

Desejo que não falte amor, seja onde for, na vida do seu amigo!

Bjs

Nilson Barcelli disse...

É um problema bastante actual.
Enquanto o charme dura, é tudo um mar de rosas, pois não faltam parceiros com a mesma filsofia de vida para alinhar.
Mas, quando dão por ela, a idade já é avançada e vêem que estão sozinhos.
Muitos agarram-se ao primeiro (ou primeira) que passar para acabar com a solidão e esse tipo de ligação ou casamento é quase sempre destituído de amor.
Para mim, sexo sem amor não faz sentido e é uma grande palermice.
Bom Domingo, beijinhos.

Fá menor disse...

Também me interrogo, Elsinha.

Tenho tanto medo pelos meus filhos!

Beijinhos

Fa-

Anónimo disse...

un amigo mío al que le gustaban muchísimo las mujeres decía que él se enamoraba de cada mujer con la que estaba, aunque fuera a ojos externos algo ocasional o intrascendente su romance, y le doy parte de razón, la gente opina a a ligera desde fuera
por otro lado, contra lo que se afirma, la familia no es un valor cristiano
las citas de jesús del evangelio son más contra que a favor de la familia
amor

Lia disse...

Parabéns pelo teu texto Elsa, sem dúvida muito actual.

Isto só acontece porque as pessoas
não têm DEUS com elas.

Bia disse...

belo relato este... levou-nos até aos jovens de hoje, muito despreendidos e "tá-se bem" como eles dizem... coração de pedra? não sei, eu penso que eles só vivem assim até darem de caras com uma grande paixão, mas eles não acreditam em nada e muito menos num amor duradouro...
De facto dá que pensar...
beijinhos

Carla disse...

também eu fiquei a pensar... e o pior é que o mundo está mm a mudar...
beijinhos

Moinante disse...

Convido-te a visitar a minha humilde gruta , pois tens uma pintura rupestre à tua espera .

delusions disse...

quantos casos assim... e, quem sabe se o coração desse seu amigo não é de pedra. talvez seja "apenas" descrente...

bjinho.boa semana*

rosa dourada/ondina azul disse...

Esta história retrata o que se passa com muita gente, mas para mim, não podemos generalisar.

Ainda há, e tenho de acreditar, muita gente correcta no seu comportamento e que mantem os ideais.

Um beijo carinhoso,

Pe.T.C. disse...

Bom dia cara amiga. Enviou-me um convite para participar num blog colectivo: "Raizes do Mundo".
Infelizmente só hoje reparei no convite e já havia expirado.
Tenho um dia bem feliz cheio de graças de Deus.
Beijinhos

Reflexos e Sinais da Alma disse...

Olá Elsa !

Simplesmente digo que para compromissos é necessario responsabilidade, e muita gente (homens / mulheres), hoje não estão para responsabilidades ....
A Vida já é tão escassa em tantas coisas, mas não podemos condenar ninguem por pensar dessa forma ... ele disse o que pensava ....os outros amigos é que ficaram incomodados ... cada um vive como achar melhor ....

Há várias formas de Amor e de Amizade ...

Cada um deve escolher o seu tipo de Amor ... e que seja Feliz na sua escolha ...

Votos de uma Boa Semana :)

Beijos

Aida Melo disse...

É uma triste realidade... quem me dera q fosse só uma estória! Mas tenhamos esperança, ainda existem corações jovens capazes do sonho! Eu sou desses :-)

Pepe Luigi disse...

Elsa,
Fabuloso este relato, não só pela sua forma escrita, como pelo o seu potencial conteúdo.
Hoje e sempre as sociedades viveram e vivem como "tsunamis". Presumo que daqui a cem anos, as gerações vindouras se encarregarão de refixar sentimentos, usos e costumes de outrora, e assim sucessivamente.
É uma dura realidade, pois eu não apadrinho este tipo de "vaga", mas é sobretudo uma constactação.

Bjs
Pepe.

João Cordeiro disse...

Perturbante este teu pensamento...
Querida amiga obrigada pelo carinho demonstrado.
O meu pai já se encontra em casa.
Passei e estou a passar uma fase muito complicada da minha vida.
Embora julgue que a amizade não se agradece, o meu reconhecimento.

celtaj disse...

Corazones de piedra siempre los ha habido... y corazones de oro también.
Lo que ha cambiado en el mundo de hoy es el compromiso con la vida y con los demás.
Se vive sólo para el placer de hoy, se vive de la superficialidad, de la risa, de la fiesta. Pero esto sólo es lo que se ve, lo que llama la atención.
Muchas personas y muchos jóvenes siguen teniendo el corazón de oro, viven a fondo la vida, buscan la verdad y el compromiso, buscan a la gente y las cosas que "merecen la pena".
Son jóvenes maravillosos, pero suenan menos que los otros, porque no hacen tanto ruido. Pero valen mucho más.
Yo sigo estando esperanzado.
Un beso, Elsa.

Sei que existes disse...

Infelizmente penso que há um pouco de frieza ou envolvencia em aguns relacionametos actuais! Parece que as pessoas deixarem de querer investir Naquela Pessoa, pra andar a experimentar várias pessoas sem nenhum compromisso!...
E depois lá vem aquela sensação de vazio, de falta de amor, de solidão...
Espero que o teu amigo descubra a veradeira essência do amor, assim como todos o que andam a viver como ele...
Beijocas