domingo, 5 de fevereiro de 2012

Partilhando...


Hoje domingo celebrei a minha primeira missa com este povo.
São 9h da manhã (7h em Portugal), pois neste momento estamos com duas horas de diferença e a igreja paroquial começa a encher. Na grande maioria crianças e adolescentes enchem a Igreja.
Clicar para ver

Ao som de belos cantos e da dança entro para presidir à eucaristia. 
Um arrepio que me apanha de alto a baixo, estremeço de alegria por depois de tanto tempo poder presidir à Eucaristia no rito e lingua deste povo.
Grande é a alegria de todos e com palmas e cantos me receberam.
Claro que a homilia ainda não fui capaz de a fazer e por isso o P. António Aparicio, veio nesse momento.


Depois de duas horas chegava ao fim a celebração festiva do domingo.
Cumprimentos e saudações de muitos. Um passeio pelo mercado que se faz ao domingo e depois de cumprimentar ainda pelo caminho crianças e adultos que com alegria saudam, regresso a casa.
Pelas 13.30 diante da igreja juntam-se algumas crianças e adolescentes alinhadas para ir a um funeral. Todos em procissão e os curas atras. Ao som de cânticos avançamos pelo bairro e chegamos a uma casa onde se ouvem gritos e choros da familia enlutada. Debaixo de uma cabana está uma cama onde a criança defunta se encontra deitada. Á sua volta está a mãe e a familia mais chegada. A multidão de crianças aproxima-se e à volta da cama fazemos um momento de oração. Que sentimento estranho! Uma criança ali deitada (cerca de 12anos) e as crianças à sua volta.
Depois o regresso a casa.
Um dia grande e cheio de novas experiências.
Em breve o jantar e às 21h (19h em PT)já se descansa, pois amanhã às 5h já o despertador está a tocar.
Pouco a pouco vou conhecendo novas pessoas e inserindo-me neste meio onde quero partilhar a minha vida.
As fotos são da igreja e da celebração.

uma saudação a todos
Deste amigo
P. Marcelo Oliveira

Obrigado Marcelo!!

Sem comentários: