segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


No dia em que se assinala o Dia Internacional do Voluntariado, data criada pela ONU para valorizar o trabalho voluntário, a presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), avança que em Portugal já se contam 100 bancos locais de voluntariado e 50 em fase de implementação.
Segundo os dados do CNPV, Portugal conta já com uma centena de Bancos Locais de Voluntariado (BLV) em todo o país e 50 em fase de implementação e existem um milhão e 500 mil voluntários, dos quais meio milhão estão activos.

Já relativamente à média europeia que atingem os 24%, um estudo divulgado esta semana revelou que o voluntariado em Portugal atinge valores de envolvimento «bastante reduzidos», na ordem dos 12%, notando-se no entanto, um aumento significativo da participação em campanhas pontuais.

Os Bancos Locais de Voluntariado são espaços de encontro entre as pessoas disponíveis e com vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado, ou seja, interessadas em receber voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.

Iniciativa da União Europeia, o Ano Europeu do Voluntariado, assinalado este ano, pretendeu celebrar o compromisso de milhões de voluntários europeus que, nos tempos livres, trabalham de forma gratuita em várias áreas para apoiar a população.

Fonte - D'Aki




Sem comentários: