terça-feira, 1 de março de 2011

Jornada Arciprestal de Jovens


Sábado, dia 26 de Fevereiro foi o dia escolhido para mais uma J.A.J. Desta vez, no Arciprestado de Castelo Branco, em Escalos de Cima. Quase uma centena de Jovens.  O sol brilhava e convidava ao convívio, à alegria!  

Clica na foto para ver
Clica na foto para ver

Foi um dia conduzido pelo Padre Rui Rodrigues do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional,  com reflexão na parte da manhã orientada pelo Cónego Emanuel Silva sobre a importância da Palavra, baseada na segunda Catequese de preparação das Jornadas Mundiais da Juventude,  com uma referência concreta ao amor aos inimigos (cf Mt 5,44), seguida de encontro de grupos e plenário. Onde cada grupo, à volta da Palavra pôde partilhar a sua vivência, as suas inquietações e todos juntos apontar Caminho com Jesus Cristo!

Após o almoço partilhado e depois de algum tempo de convívio, foi altura de voltarmos a reunir-nos. Muitos cânticos, muita animação iam preenchendo aquele dia!
A apresentação das Jornadas Mundiais da Juventude também fez parte do programa da tarde.

O Pré-Seminário
esteve presente com um bom número de jovens e com o seu coordenador – Seminarista Nuno Silva. Foi-nos apresentado um Encontro do Pré-Seminário na forma “zipada” … Através de uma dinâmica muito interessante e interactiva… Cantamos, praticamos desporto (balões), tomamos as refeições (bombons), vimos um filme (mini-filme)! Foi um momento muito agradável!

O seminarista Nuno Silva em vésperas de ser ordenado Diácono! Ficou o convite por parte do Sr. Bispo – D.Antónino Dias – aos jovens para a Ordenação de Diácono, na Sé de Castelo Branco, no próximo Domingo, dia 06 Março 2011, às 17H00.

Outra actividade da tarde, foi juntar novamente os grupos da manhã, onde os movimentos presentes – Mensagem de Fátima, MTA, Caminhantes da Paz, Pré-Seminário – se deram a conhecer, promoveram dinâmicas, e reflectiram sobre OS JOVENS e o VOLUNTARIADO. Após preparação da Vigília. Foi altura de serenar os ânimos para a celebração da Eucaristia, seguida de jantar/convívio.

Depois de jantar, chegaram outras pessoas e grupos vindos de várias partes da Diocese que se associaram para um momento feliz de oração ao modo da comunidade ecuménica de Taizé.
Eram vinte e duas e trinta, quando começaram a partir os que fizeram desta J.A.J. um dia diferente de encontro: com Deus, consigo mesmo e com os outros, com o convite para a próxima J.A.J., no dia 12 Março 2011, em Cernache do Bonjardim.
Clica na foto para ver


Sem comentários: