sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Coração Delta!

Portalegre: Voluntariado para desenvolver capacidade humana dos trabalhadores
Projecto está a cargo da associação de solidariedade social «Coração Delta», criada pelo Grupo Nabeiro

Campo Maior, Portalegre, 11 Fev (Ecclesia) – Uma empresa do distrito de Portalegre, no Alto Alentejo, está a apostar no voluntariado como forma de apoiar a sociedade e desenvolver as capacidades humanas dos seus trabalhadores.

“Eu sempre sonhei que, se pudesse, pensava nos outros, porque em certa altura, também tive quem pensou em mim. E realmente, este voluntariado não é uma arma mas sim um desígnio, esse é que é o caminho certo, é sermos úteis” sublinha Rui Nabeiro, presidente do conselho de administração do Grupo Nabeiro, em declarações à ECCLESIA.

Através da criação de uma associação de solidariedade social própria, o “Coração Delta”, o Grupo Nabeiro é hoje uma porta aberta para acções de voluntariado e apoia vários projectos sociais, entre os quais o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Todas as tardes, um conjunto de funcionárias percorre as enfermarias, espalhando a atenção, o carinho e a amizade por todos os doentes, especialmente entre os mais idosos.

“O ser voluntário não é só dar comida, é saber ouvir e dar uma palavrinha de apoio” realça Maria de Jesus Gil, que integra a equipa do “Coração Delta”.

Com o passar dos dias, o tempo disponibilizado com os doentes permite criar uma relação mais próxima. O voluntariado, mais do que um projecto, torna-se numa forma de vida, num envolvimento emocional que é impossível deixar para trás.

“Há várias vezes em que somos apanhadas de surpresa, que vimos um bocado abaladas” conta Anabela Simas, outra das funcionárias do Grupo Nabeiro que abraçou este trabalho.

“Mesmo que a gente não queira, sempre vivemos as situações que vamos apanhando ao longo destes dias que lá vamos. Mas nós, quanto mais vezes vamos, aprendemos a conviver com essas situações” acrescenta.

O crescimento pessoal e afectivo que se verifica em cada funcionário, ao participar nos projectos de voluntariado, é para Rui Nabeiro, outro grande objectivo.

“Estou a investir mais, estou a dar-lhes uma consciência, estou a aproximá-lo de uma realidade de vida”.


Cada vez mais, as palavras “solidariedade” e “voluntariado” estão a entrar no vocabulário quotidiano das empresas, algo que, para o presidente do conselho de administração do Grupo Nabeiro, só pode trazer frutos positivos.
“Eu noto que, após toda esta atitude, o pessoal é mais forte, mais carinhoso, mais amigo, mais saudável”, conclui Rui Nabeiro.

Além de protocolos desenvolvidos com diversos hospitais do país, o Grupo Nabeiro, através da associação “Coração Delta”, apoia dezenas de famílias no concelho de Campo Maior e mais de 100 instituições a nível nacional.

2011 é o Ano Europeu do Voluntariado, por decisão do Conselho de Ministros da União Europeia, com o objectivo de estimular o desenvolvimento de “actividades voluntárias que promovam uma cidadania activa”.

PRE/JCP
Fonte - Ecclesia - 

Sem comentários: