quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Réveillon cristão: uma proposta

Celebrar a passagem de ano “de forma útil e solidária” é a proposta dos Missionários Combonianos, que esta Quarta-feira dão início ao seu Reveillon XL, juntando várias dezenas de jovens.



Entre 29 de Dezembro e 1 de Janeiro, a congregação missionária católica promove, nas suas instalações da Maia, distrito do Porto, um programa de convívio, oração, caminhada, jogos e reflexão, tendo como tema a crise económica que afecta o país.

“Queremos que os jovens se interroguem sobre como podem viver a solidariedade e, como cristãos, de que forma podem enfrentar esta crise” explica o padre Leonel Claro, em declarações à Agência ECCLESIA.

De ano para ano, “são cada vez mais os jovens que optam por passar o final do ano integrados em iniciativas ligadas à Igreja”, destaca o responsável pela Pastoral Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos.

Seja através de grupos ou movimentos paroquiais ou a partir de instituições religiosas, “o importante é que a Igreja proponha novas iniciativas, aproveitando os momentos que a sociedade civil nos dá, para os transformar e dar-lhes um cunho cristão” acrescenta.

O acolhimento aos jovens será feito esta noite, a partir das 19 e 30, seguindo-se um período de conhecimento mútuo e convívio.

“Muitos já sabem o estilo daquilo que vamos viver, com momentos que não se encontram em outros lugares, com uma partilha de fé que enriquece cada jovem” conclui o padre Leonel Claro.

A manhã de dia 30 será reservada a um workshop dedicado à “crise económica e a solidariedade”.

O programa para os quatro dias de Reveillon XL contempla ainda acções de paz pela solidariedade e reconciliação; um “sarau pela paz” na cidade da Maia; reflexões sobre o carisma dos missionários combonianos e a celebração da eucaristia, para além de muitos momentos de festa.

fonte: Agência Ecclésia
Publicado - Aki - 

Sem comentários: