terça-feira, 15 de junho de 2010

Pela Diocese...



Comunicado do Conselho Diocesano de Pastoral de Portalegre-Castelo Branco


"Reunido o Conselho Diocesano de Pastoral, no Centro Pastoral de Mem Soares, sob a Presidência do Bispo Diocesano, D. Antonino Dias e a coordenação do Secretário da Pastoral Diocesana, Cón. Bonifácio, foi lida e aprovada da acta da Última Reunião e procedeu-se às eleições para os órgãos que agora iniciam as funções. Foram eleitos: como secretário, Elicídio Bilé; como vogais: Pedro Alexandre Gregório Pinto (Portalegre), Elsa Maria Pires Sequeira Fernandes de Almeida (Retaxo) que com o Coordenador formam o Secretariado Permanente.

O Cón. Bonifácio, de forma sucinta, resumiu a função deste órgão consultivo do Bispo e, dirigindo-se, de forma particular, aos conselheiros que exercem esta função pela primeira vez, reforçou “a importância deste órgão. É dele que saem as grande linhas de força da pastoral diocesana”.
Na apreciação do Guião de Temas a estudar pelos grupos paroquiais para o ano pastoral 2010/11, que foram pedidos a diversos colaboradores, o Cón. Bonifácio expos oralmente os 14 temas já elaborados, todos com as mesmas estrutura para facilitar a realização dos enconmtros dos grupos: I. Objectivos; II Oração; III. Desenvolvimento do tema; IV. Perguntas para a reflexão do grupo; V . Oração ou compromisso.
Os temas são:

1- A identidade e a missão da Igreja
2- Evangelização e nova evangelização
3- A corresponsabilidade na Igreja (carismas, ministérios e vocações)
4- O serviço à evangelização (servidores e estruturas da evangelização)
5- Relação da Igreja com os não crentes
6- O diálogo ecuménico e inter-religioso
7- A Igreja, a cultura e a política
8- Acolhimento na Igreja e pela Igreja: o Baptismo
9- Catequese de adultos
10- Os Sacramentos que celebramos: exigências, desafios e possibilidades
11- Evangelizar através da ‘religiosidade popular’
12- A Igreja, a família cristã e novas realidades ‘familiares’
13- O compromisso da caridade na Igreja
14- Os bens da Igreja
15- A ‘Igreja particular’: a nossa diocese
16- O sínodo diocesano

A ultimação ficou entregue ao Secretário da Pastoral, Cón. Bonifácio que terá em conta as sugestões dos conselheiros, as que foram apresentadas aqui e as que lhe serão remetidas durante os próximos dias.
O Guião dos temas estará impresso no início de Setembro para que no início do ano pastoral os grupos possam ter ao seu dispor o conjunto de temas.
O tema geral do ano será “Igreja diocesana, o que dizes de ti mesma!”

Relativamente ao Jornal Diocesano, tema candente na Diocese, D. Antonino explicou as causas do encerramento de ”O Distrito de Portalegre”. “Ficaria feliz se ele continuasse, mas como diocesano, não o podemos suportar”, declarou.
A questão ficou em aberto, mas gerou-se consenso em torno da necessidade de haver um projecto, próprio ou em colaboração, que colmate a lacuna de informação religiosa na nossa Diocese.
O Sínodo Diocesano é uma certeza! Com trabalho pouco visível, mas estruturante, a comissão pré-sinodal vai fazendo progressos seguros.
O primeiro elemento visível deste trabalho vai chegar, dentro de pouco tempo às paróquias. Um desdobrável com elementos simples para que o povo de Deus possa compreender e começar a sintonizar-se com os objectivos do Sínodo Diocesano. “O Dom está em ti” será o lema deste sínodo.
Ao Conselho Pastoral Diocesano caberá a divulgação e compreensão do conceito Sinodal, para que localmente as pessoas se mobilizem para este evento único na vida da Diocese.
O conselho foi ouvido sobre a metodologia do inquérito que há-de servir de base aos trabalhos do Sínodo.

 A parte da tarde foi gasta a reflectir sobre a iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa “Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal” que elaborou um instrumento de trabalho e à qual são delegados diocesanos o Cón. Emanuel e o Cón. Bonifácio.
Os conselheiros reuniram em pequenos grupos e responderam às questões lançadas sobre o momento da Igreja em Portugal. Estas respostas, juntamente com as dos movimentos, arciprestados e pessoas individuais serão tidas em conta na elaboração da resposta diocesana a dar pelos dois delegados.
A próxima reunião ficou agendada para 12 de Fevereiro de 2011."



Também noticiado no site da Diocese - Aki
e na Agência  Ecclesia - Aki

Finalmente... "os rostos da Diocese" sobre o Ano Sacerdotal - Aki

Sem comentários: