domingo, 7 de março de 2010

Semana Missionária em Cebolais de Cima e Retaxo



Decorreu de 4 a 7 de Março a Semana Missionária em Cebolais de Cima e Retaxo. Estiveram connosco o Padre José Tavares e o Irmão Paulo Martins, ambos Missionários Combonianos, pertencentes à Comunidade de Santarém. Apesar da doença do nosso pároco – Amândio Tomé – tudo foi preparado para que estes dias proporcionassem a todos momentos de oração, de encontro com Deus e conhecimento das missões.

As noites de quinta e sexta-feira foram preenchidas pelos Encontros Missionários, numa e noutra paróquia, onde se reflectiu sobre o Ano Sacerdotal, sobre os ministérios na Igreja e pudemos conhecer um pouco mais de S. Daniel Comboni e os testemunhos de missão do Padre Tavares, em Moçambique e do Irmão Paulo também em Moçambique e nas Filipinas.

A tarde de sexta-feira foi dedicada aos doentes de Retaxo, que se encontram em suas casas, sozinhos e a precisar de uma palavra amiga, de um gesto de carinho e foi isso que foi feito, naquela tarde de muito frio e muita chuva. Acompanharam o Padre Tavares e o Irmão Paulo, Maria Leda e Maria Amélia, ambas Ministras Extraordinárias da Comunhão e que têm também a seu cargo os doentes. Dos testemunhos dos doentes, sobressaiu uma grande alegria pela visita dos missionários! Foi sem dúvida um momento muito forte e uma grande Bênção nesta visita dos missionários!



O dia de sábado foi preenchido de manhã pela Celebração da Eucaristia no Lar de idosos de Cebolais de Cima, momento muito acarinhado por todos. A tarde de sábado foi dedicada às crianças e jovens da catequese, momentos de alegria, descontracção, mas também de conhecimento da realidade de outras crianças, bastante diferente da deles!
A preparação da Vígilia..
.

À noite, em Cebolais de Cima realizou-se a vigília missionária de Oração com Adoração, e em Retaxo a vigília, mais direccionada para os jovens com o testemunho da Vânia Costa, Leiga Missionária Comboniana, recém chegada de Moçambique, onde esteve em Missão os últimos dois anos, um testemunho cheio de vida e de amor!

E estes dias maravilhosos que vivemos, iam pouco a pouco encaminhando-se para o final…

Domingo a Eucaristia em Retaxo, muito participada, foi também um momento muito especial para esta comunidade.

O Ofertório Solene...

Pão - Eis o Pão que se vai transformar no teu corpo, com ele te entregamos toda a nossa vida, transforma-a também segundo a Tua vontade.

- Vinho - Eis o vinho que se vai transformar no Teu Sangue, com ele te entregamos a nossa alegria, força e juventude, transforma-as também em Dom para todos.

Coração - Missão é Amor. Amor a Deus e aos irmãos, e é no coração que começa a viagem...

- Sandálias - Missão é caminhar, é entregar-se no caminho incerto, desconhecido, mas sempre com a plena confiança em Cristo, Ele que sempre caminha a nosso lado e nos prometeu a sua presença “...até ao fim dos tempos...”.

Mundo - O mundo ainda pode ser um lugar pleno de harmonia, paz e fraternidade, se eu e tu e todos nos empenharmos.

- Luz/Velas - “O Objectivo da missão da Igreja é iluminar todos os povos no seu caminhar na história rumo a Deus, para que encontrem N’Ele a sua plena realização. (Bento XVI). Missão é Luz que ilumina...esperança que renova!

- Pão partido - Missão é doação, serviço ao jeito de Jesus, pão partido para os irmãos, porque “...o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir...”

- Cesto com frutos - O Senhor não desiste de nós: continua a cavar a terra à nossa volta, a adubar-nos e a esperar ansiosamente pelos frutos que podemos e devemos dar!

- Dinheiro - Recebe as nossas ofertas, o pouco que queremos Contigo partilhar.

Seguiu-se a Eucaristia também em Cebolais de Cima, e onde esteve a Vânia que deu o seu testemunho.

As actividades da semana missionária encerraram na tarde de Domingo com o Terço Missionário. Mais um momento de encontro, de partilha e de louvor!

As três paróquias que acolheram os Missionários Combonianos viveram momentos muito fortes, que vieram dar um grande ânimo e uma vivência especial neste tempo de Quaresma, neste tempo em que o nosso pároco se encontra doente e que nbão pôde estar connosco, mas que esteve sempre presente nas nossas orações. Estas mesmas paróquias, Sarnadas de Rodão, Cebolais de Cima e Retaxo, demostraram um grande carinho e uma grande generosidade para com os Missionários.

Obrigado ao Padre José Tavares e ao Irmão Paulo por terem vindo…E a todos que tornaram possível estes momentos com os Missionários, com Deus e com os irmãos!


Também publicado no site da nossa Diocese - Aqui -

e no Jornal Reconquista - Aqui

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola, Nyny...


Passei por aqui para desejar um ótimo final de semana para vc e a todos que a lêem.

Anónimo disse...

Nyny...


Me desculpe, mas acho que me esqueci de me identificar.


Sou a amiga que mora do outro lado do oceano.


Beijinhos no coração.

Espaço do João disse...

Querida Elsa.
Embora não seja católico, sou agnóstico, venho pedir perdão por alguns E-mails que te tenho enviado. Acabei por verificar que muitas das vezes não foram apropriados. A virtualidade tem destes pecadilhos pelo que te peço imensas desculpas. Não tenho por hábito ofender seja lá quem for, cor, ou credo. Espero que tenhas muito sucesso com a publicação do teu livro e que te sentiste bem acompanhada com aqueles a quem muito estimas. È uma honra publicar um livro. Já ouvi alguém dizer que publicar um livro é como ter uma criança, somente que o livro fica para a eternidade. Podes crer que doravante terei mais cuidado no envio de algumas mns. Um abraço deste que muito te estima e respeita. João