quinta-feira, 5 de março de 2009

de olhos postos em ...Darfur




"O Tribunal Penal Internacional (TPI) indiciou ontem o Presidente do Sudão por crimes de guerra e contra a humanidade praticados no Darfur e emitiu um mandado de captura para ser julgado em Haia!
Governo Sudanês ordenou ontem a expulsão do Darfur de 10 agências humanitárias, acusando-as de terem uma agenda política por detrás do trabalho humanitário.
As 10 organizações não governamentais são Oxfam, CARE, MSF-Holland, Mercy Corps, Save the Children, Norwegian Refugee Council, International Rescue Committee, Action Contre la Faim, Solidarites e CHF International.O Governo também fechou duas organizações nacionais, Khartoum Centre for Human Rights and Environmental Development e Khartoum Amal Center for the Rehabilitation of the Victims of Violence, acusando-as de terem colaborado com o Tribunal Penal Internacional.Segundo dados das Nações Unidos há no Darfur 76 grupos humanitários, mas as 10 ONGs expulsas eram as mais representativas pelo serviço que prestavam às populações.
Mais de 2 milhões de Darfuris vivem em campos de refugiados e 4 milhões dependem da ajuda externa para sobreviverem.Até agora as organizações humanitárias n Sul do Sudão não foram afectadas pela proibição. Mas um ministro avisou que a procissão ainda vai no adro e que o governo está a investigar outros grupos.Em Cartum mais de 5000 pessoas se manifestaram contra a decisão das juízas do TPI, mas no resto do país a situação manteve-se calma. "
Publicado AKI
Um testemunho...
"Ex-integrante das Forças Armadas conta história de abusos durante ataques em Darfur
Khalid (não é o seu verdadeiro nome), um homem educado e de fala suave de Darfur, parece relutante em conversar sobre o passado. O motivo fica claro logo. "As ordens que nos deram eram para queimar totalmente os vilarejos", diz o ex-soldado. "Nós tivemos até que colocar veneno na água dos poços. Nós também recebemos ordens para matar todas as mulheres e estuprar meninas com menos de 13 e 14 anos."
Continuem a ler AKI
**
Está a chegar a vossas casas
mais uma Edição do Voz de Retaxo,
Passem por lá, e fiquem a conhecer a 1ª página!

1 comentário:

Elsa Sequeira disse...

O número de ONG's Expulsas já aumentou para 13...

"A decisão do Governo do Sudão de expulsar as 13 ONGs dedicadas a distribuir ajuda em Darfur causará, se cumprida, um dano irreparável às operações ..."