segunda-feira, 14 de julho de 2008
Justiça...?
"O procurador do Tribunal Penal Internacional, Luís Moreno Ocampo, pediu aos juízes deste tribunal para emitirem um mandato de captura contra o presidente sudanês, Omar el-Bechir. As autoridades de Cartum já rejeitaram «todas as decisões do TPI».
O procurador do Tribunal Penal Internacional reclamou, esta segunda-feira, junto dos juízes deste tribunal a emissão de um mandato de captura contra o presidente sudanês que é acusado de ter estado por detrás de um «genocídio» no Darfur.
«Apresentei hoje aos juízes elementos de prova que demonstram que o presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad el-Bechir, cometeu crimes de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra no Darfur», explicou Luís Moreno Ocampo.
Em conferência em Haia, este procurador argentino adiantou ainda que «as forças do sr. el-Bechir mataram homens e violaram mulheres» no Darfur e pretendiam «colocar um ponto final às etnias four, masalit e zaghawa».
«O que se passou no Darfur é a consequência da vontade de el-Bechir. O crime de genocídio é um crime de intenção. Vamos prová-lo porque este coloca em perigo das pessoas que vivem nos campos», sublinhou.
Ao mostrar vídeos onde se viam deslocados resultantes deste conflito a serem interrogados, Ocampo foi ainda foi mais longe ao acusar el-Bechir de ter usado o exército e milícias para cometer actos de genocídio nesta parte do oeste do Sudão.
Entretanto, as autoridades sudanesas já «rejeitaram todas as decisões do TPI» e ameaçaram mesmo com uma «reacção» caso o assunto seja levado às Nações Unidas.
Interrogado sobre que tipo de reacção que o regime de Cartum iria tomar caso o assunto fosse levado perante a ONU, o porta-voz do governo sudanês, Kamal Obeid, não quis falar sobre a questão. "
Fonte - AKI
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário