segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

653 anos...Inês de Castro!

Quinta das Lágrimas
7 de Janeiro de 1355

"Uma das mais famosas e avassaladoras paixões proibidas da História de Portugal teve como cenário a cidade de Coimbra: a do futuro D. Pedro I, filho de D. Afonso IV, e da bela Inês de Castro.Inês era uma fidalga castelhana, que servia de dama de companhia à mulher do príncipe, D. Constança, nobre senhora que viveu sempre angustiada pela traição do marido e acabou por falecer prematuramente. Apesar desta fatalidade ter permitido aos amantes caírem nos braços um do outro, a história de Inês e Pedro acabou numa tragédia de sangue. Após dez anos de felicidade vividos com o seu amado em Santa Clara, na margem do Rio Mondego, a então mãe de filhos viria a conhecer a morte a mando do rei D. Afonso, que temia que esta relação pusesse em causa a independência do país.

Consta que terá sido nas matas da Quinta das Lágrimas que decorreu este brutal assassínio – o mesmo local onde aconteceram os encontros fortuitos entre os dois apaixonados e por onde corriam as águas que desaguavam na Fonte dos Amores e que transportaram as cartas de amor que Pedro escrevia à sua amada, em pequenos barcos de madeira. Diz-se também que terão sido as lágrimas que Inês então chorou que fizeram nascer a Fonte das Lágrimas, onde se diz que o seu sangue ainda hoje está gravado na rocha.

A morte de Inês fez Pedro reagir como uma fera ferida e, quando subiu ao trono, mandou de imediato capturar os carrascos que a tinham morto, matando-os também segundo um ritual de horror implacável: arrancando-lhes o coração.Cinco anos após a morte de Inês, Pedro terá confessado ter-se casado secretamente com a sua amada e transladou o seu corpo para o mosteiro de Alcobaça, onde acabou por também ficar e onde ainda hoje se encontram os dois túmulos."

Fonte


7 comentários:

Marili Alves disse...

Nossa que história!!!
Gostei muito de conhecer
Feliz Ano Novo!!!

Unknown disse...

Faz uns anos, fui a Coimbra e assim sendo tive o previlégio de ter visitado a Quinta das Lágrimas, assim como tomar conhecimento da História que precorre todos os cantos dessa Quinta...assim como sentir de uma forma Especial tudo..Caminhando ao longo dela...Como se todo o lugar conta-se a História ali passada.
Gostei desta casa Bonita.
Bem Haja
Continue...
Sementes De Sorriso e de Amizade deixo nesta casa...
Até Breve
Ilda Oliveira

Sei que existes disse...

Que bonita mas triste história de amor!
Também gostei da foto!
Beijo grande

figlo disse...

A história do nosso Portugal é mesmo feita de claros e escuros, de cobardia e coragem´, de amor e de amores, de gente grande e de gente muito pequena.Assim foi durante 900 anos.Assim continua a ser. Depende de todos nós que a história contemporãnea seja ou não, luminosa...
Pedro e a bela Inês deixaram um rasto de "mito" e lenda muito bonito...na nossa História.

Anónimo disse...

(...)Bem que se quis depois de tudo ainda ser feliz(...)

Aos amados... Pedro e Inês

Anita

Paulo disse...

Linda historia sempre actual. Como muitas outras coisas, a historia de Portugal mistura-se entre o que se sabe e o que ficou por dizer.

Lusófona disse...

Eu não conhecia.. Uma linda e triste história!

Uma época de muitas conspirações, traições, paixões e grande amores.