Quando falo em Humildade, em ser simples...recordo-me sempre de um texto que li um dia no livro "Maktub" (que significa - Está Escrito - ) de Paulo Coelho...este texto anda sempre comigo...e já o dei a alguns Amigos...a Amigos simples... como aconteceu hoje...com a Maria (não é este o seu nome verdadeiro...)...dizia-me que ia embora, do sítio onde trabalha...e onde quase todos os dias era atendida por ela...alguém que tem sempre um sorriso para dar...alguém que sabe cativar...olhava-me nos olhos enquanto explicava por poucas palavras o que se tinha passado, e concluiu com uma afirmação: " Se calhar é porque sou assim...simples."...eu esbocei um sorriso, embora estivesse triste...e disse-lhe, que a simplicidade dela era a coisa mais linda que ela tinha...e que o que passava cá para fora...era exactamente essa pérola que ela guardava dentro de si...pedi-lhe para continuar sempre assim, para não mudar nunca...no fundo o que costumo pedir sempre aos meus Amigos!!! E despedimo-nos..."até um dia...havemos de nos ver mais vezes!!"...Fui tomar um café...eu estava triste...lembrei-me de repente que tinha o texto da simplicidade comigo....rapidamente o transcrevi...e fui novamente junto à Maria...estendi-lhe a folha do bloco...e disse: "È para Ti...porque mereces, lê por favor!"...ela leu, em voz alta...naquele momento, parece que tudo parou...não havia clientes para atender...pareceu-me que também não havia qualquer barulho..aquele era o momento da Maria...que ia lendo...e eu ia vendo os seus olhos de menina (já crescida!!!) sorrirem...no final ela disse: "È tão lindo! Vou guardar para sempre! Obrigado!" eu sorri mais uma vez e disse;: "Tu mereces, e continua sempre assim...para dares muito fruto!".
Vou deixar-vos aqui o texto que dei à Maria, e dedico-o a todos os meus Amigos, que são assim simples... humildes, é muito lindo:
"...Quando uma árvore está carregada de frutos, os seus ramos baixam-se e tocam no chão. Desta forma o verdadeiro sábio é aquele que é humilde. Quando uma àrvore não tem frutos, os seus ramos são arrogantes e altivos. Desta forma, o tolo crê sempre ser maior que o seu próximo..."
segunda-feira, 9 de outubro de 2006
Ainda sobre a Humildade...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Elsa
Muitas felicidades para ti e para o teu Blog.
Está muito bem, continua como essa arvore carregadinha de frutos, para nós podermos colher o fruto, estar sempres á mão.
Obrigada, porque essa arvore está sempres carregada...................
Um grande Beijo
Fátima Marques
Sinceramente,acho que são pessoas como tu, com disponibilidade para se abrir aos outros, para se entristecer e se alegrar com os que estão próximos que fazem o mundo andar para a frente. E é tão importante saber perceber aquilo que os que estão próximos precisam, aquelas palavras que podem fazer a diferença...É tão importante e tão difícil também...
Tenho a certeza de que a Maria ficou muito diferente e muito mais feliz. Por causa do texto, mas sobretudo por causa da tua atitude.
Bom Deus, faz com que, hoje, eu saiba estar mais atenta aos que me rodeiam. Que a minha presença não os tornem mais pobres, mas os fortaleça.
Por que nao:)
Enviar um comentário